2020 foi um ano difícil e extremamente desafiador para a economia.
A pandemia do COVID-19 teve um reflexo muito grande no PIB (Produto Interno Bruto) que chegou a apresentar um pico 8% de queda no ano passado. E, deve fechar o ano em -4,41% de acordo com relatório Fox do Banco Central.
Para 2021 estima-se um crescimento na casa de 3,5% de acordo com a mesma instituição.
Os economistas calculam que a retomada da economia não será igual entre os setores. A indústria e a agricultura devem se expandir mais do que o setor de serviços, por conta do receio dos consumidores em investir em viagens, turismo e restaurantes.
Segundo o economista da EXAME Research, Arthur Mota, para chegar a um cenário ideal de retomada, é preciso que se concretize uma boa distribuição da vacina contra a covid-19 nos primeiros meses de 2021.
Para Álvaro Frasson, economista do BTG Digital, 2021 terá uma demanda global muito mais aquecida e isso será positivo para o Brasil. Frasson acredita que o país pode se beneficiar deste cenário positivo em exportações, commodities, e renda varável.
Com relação à inflação, ele acredita que neste ano deve ficar na meta (IPCA 3,75 a.a.) “Devemos ter uma diminuição dos preços no atacado com a retomada da produção industrial”.
Já o setor do varejo tem previsão de aceleração. Segundo matéria publicada em dezembro de 2020 pelo site Panrotas a perspectiva é de maior crescimento da economia, em um ambiente de juros ainda baixos para o padrão histórico do País.
“Acreditamos que o pior para o comércio já ficou para trás. A recuperação agora vai depender, sobretudo, da disponibilidade de vacina para a população e de uma continuidade na expansão da demanda, com recuperação dos empregos”, avalia o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros.
As previsões apontam para um 2021 melhor do que ano que passou, porém, é necessário ficar sempre atento aos riscos e a instabilidade de uma pandemia que ainda não acabou.
Como podemos te ajudar? A 4Business tem expertise na elaboração de projeções e planejamento econômico financeiro para negócios.
Entre em contato e solicite um orçamento.
Antonio Carlos de Camargo Junior é Economista, tem 38 anos. É proprietário da 4Business Consultoria e presta serviços como consultor em gestão empresarial em todo o Brasil.
Referências:
Commentaires